Chapéus – aprenda a usar

O inverno chegou e, junto com ele, uma vontade vai crescendo: a de usar boinas, cloches e outros modelos de chapéu. Em lugares como Europa e Estados Unidos ele é comum, mas aqui no Brasil ainda causa algum estranhamento – principalmente porque seu uso é mais comum no inverno e o nosso não é tão rigoroso.

Apesar de muitas marcas terem proposto a volta do chapéu para “a moda”, ele é muito mais um ícone de estilo do que uma tendência.

Isso significa que não adianta usar porque saiu na revista. Você precisa saber “carregá-lo”, ele precisa pertencer à sua imagem de forma harmoniosa.

De qualquer maneira, é bom ter em mente que o chapéu tem uma função: a de proteger. Do frio, do vento, do sol… Justamente por isso, é considerado inadequado para ambientes fechados. Além do mais, pode atrapalhar outras pessoas. Em um cinema, desfile, apresentação ou na sala de aulas ele pode bloquear a visão de quem senta atrás.

Uma ressalva para as casquetes e afins, que se enquadram mais na categoria dos enfeites de cabeça e não chapéus, logo podem ser utilizadas em ambientes fechados – desde que sejam adequados para a ocasião.

As boinas e cloches, mais comuns para o inverno, podem ser usadas com lenços e cachecóis, mas cuidado na hora de coordenar os dois: um chapéu estampado e cheio de detalhes faz com que o lenço ou cachecol seja mais neutro e liso, da mesma forma que um lenço super colorido pede um chapéu neutro.

Use um chapéu colorido e diferente como ponto focal, ou um modelo neutro de cor próxima ao cabelo se não quiser chamar a atenção, mas jamais combine a cor do chapéu com a cor da roupa (blusa rosa e chapéu rosa, por exemplo).

Na hora de escolher o modelo, preste atenção às proporções do seu rosto. Rostos arredondados pedem modelos angulares, como o fedora, enquanto rostos quadrados são bem balanceados por modelos redondos, como as boinas.

Uma boa forma de balancear um rosto arredondado, aliás, é usar o chapéu de forma assimétrica como quando a boina fica mais caída pra um lado ou uma das abas do fedora é levantada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: