Chá ganha destaque como a melhor bebida para o verão

 

 

Eu sei que não estamos no verão, mas sempre achei que chá fosse bom no frio
Batido com frutas e bem gelado, ele refresca o calor e cuida do corpo. Fonte: Minha Vida.

O chá, depois da água, é a bebida mais consumida em todo o mundo. Mais popularmente consumido no inverno, ele ganhou espaço e anda fazendo o maior sucesso no verão. “Além de sua importância milenar, ele tem propriedades medicinais importantes para a saúde, pode ser tomado em qualquer hora do dia e ainda ajuda a manter o corpo em forma”, explica a nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim.

Quente ou frio?
Tanto faz. O chá é uma bebida bastante versátil e, por isso, pode ser consumido à vontade. Ele não perde suas propriedades nutricionais quando gelado e é uma ótima pedida para refrescar a garganta. “O bom dos chás, em especial dos chás mate, preto e verde, são os flavonóides, que agem como antioxidantes, mantendo a jovialidade”, explica a nutricionista. 

Chá

Um gole de pura refrescância
A dica da autora do blog “Rota do Chá” é abusar dos chás cítricos. Hanny Guimarães conta que, durante suas pesquisas, descobriu que as ervas cítricas são mais refrescantes por causa do azedinho que fica na boca. E esse efeito cresce se elas forem consumidas com chá gelado. 
Hidratação profunda 

Como sua constituição é basicamente água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. “Mesmo quando ele é feito com frutas ou leite, é excelente fonte de nutrientes e água, por isso hidrata e ajuda a amenizar o calor”, explica a nutri. 

Emagrecer

Elimine uns quilinhos
Quando o assunto é emagrecer, o chá entra em ação. “Os diuréticos que viraram moda de uns anos pra cá não são muito saudáveis não porque causam uma sensação ilusória de que a pessoa está perdendo peso e na verdade ela só está perdendo líquido”, explica Cibele. 

“O ideal é tomar os chás mais comuns. Eles hidratam, fornecem nutrientes e em alguns casos, como o chá mate e o chá verde, por exemplo, ajudam a eliminar gordura sem esta ação diurética prejudicial”, continua a nutri. 

Do Egito direto para as terras tropicais
Se você acha que chá é coisa de ervas, que tal experimentar um chá mate com açaí? Ou talvez um chá com maracujá bem gelado? Jorge Sabongi, proprietário do Khan el Khalili, casa de chá situada na Vila Mariana (bairro da região sul de São Paulo) aposta em variações do chá gelado no verão. “Frutas caem muito bem com chás. Os sultan, exclusivos da casa, são combinações irresistíveis de chá mate, guaraná e frutas, mas a receita completa é segredo de família, por isso, não conto o toque final que vem do Egito”, afirma Jorge. 

A casa serve mate combinado com frutas como açaí, maracujá ou abacaxi. Um dos destaques é a bebida que combina pêssego, mate e guaraná, batizado de Sultana 1, a primeira das cinco variações da bebida que a casa tem em seu menu. Todas os chás têm como base o mate, o guaraná e a combinação de uma fruta. A bebida nomeada de Sultana 2 mistura açaí, guaraná e mate. Já a Sultana 3 é preparada com abacaxi e guaraná.

Outra novidade é o chá de verão afrodisíaco que traz maçã e marapuama, caule típico do nordeste: “A marapuama tem as mesmas propriedades da catuaba, mas só funciona para os homens. Deixa qualquer um animado”, explica ele. “Adoro estas misturas de chá com frutas. Além de serem deliciosas e deixarem os chás ainda mais atrativos, turbinam a bebida e a enchem de nutrientes podendo ser ingeridos como lanchinho em algumas situações”, explica Cibele.

“Quanto ao valor calórico, o fato de ser batido com frutas ou até com leite não altera muito o número de calorias da bebida e sua nova composição a deixa ainda mais saudável”, continua. 

Mate

Receitas nota 10!
Sultana 2- Mate com guaraná e açaí ( Versão brasileira)
Receita cedida por Khan el Kalili 

Ingredientes
– 1 polpa de açaí (100g)
– 1 colher de sobremesa de guaraná em pó
– 1 colher de chá de Mate solúvel
– 1 copo de água gelada

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir bem gelado.

Chá Refrescante de Verão
Receita cedida por Rota do Chá- Hanny Guimarães

Ingredientes
500 ml de água
Suco de um limão
2 saquinhos de chá de hortelã ou menta
2 saquinhos de chá de erva doce
Açúcar ou mel a gosto 
Aqueça a água até próximo da fervura. Adicione os saquinhos de chá e tampe o recipiente, deixando descansar por 10 minutos. Retire os saquinhos e espere esfriar com o recipiente tampado. Transfira o chá para um recipiente com capacidade para um litro, adicione o suco de limão ao chá, complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e sirva com algumas pedrinhas de gelo. 

Modo de preparo

Chá

Tunisian Tea
Receita cedida por Rota do Chá- Hanny Guimarães 

Ingredientes
1 colher se sopa de chá verde
1 ramo de hortelã
Açúcar a gosto
1 punhado de nozes

Modo de preparo
Em uma chaleira coloque a hortelã, o chá verde e o açúcar em ½ litro de água quente. Torre as nozes em uma assadeira adstringente sem nenhum condimento. Deixe tampado por 8 minutos e depois coloque as nozes picadas. Leve a geladeira e sirva bem gelado.

Chá preto tropical
Receita cedida por Rota do Chá- Hanny Guimarães

Ingredientes
1 saquinho de chá preto
1 limão siciliano
500 ml de água
Cubos de gelo
1 colher de chá de mel

Modo de preparo
Prepare o chá em 250 ml de água quente por 4 minutos. Reserve o resto da água na geladeira. Misture a água gelada ao chá quente e acrescente o limão espremido e o mel. Coe e sirva com cubos de gelo.

Bissap
Receita cedida por Rota do Chá- Hanny Guimarães

Ingredientes
30 gr de folhas de hibisco
çúcar a gosto
Gelo
Baunilha ou água de laranjeira

Modo de preparo
Coloque as folhas de hibisco em ½ litro de água fria e deixe em infusão por algumas horas até que a água fique com um tom vermelho intenso. Acrescente o açúcar a gosto e aromatize com 3 gotas de baunilha ou de água de laranjeira. Sirva com gelo.

Substitua

Substitua
Se a idéia é manter a forma sem perder o pique, lá vão as dicas da nutricionista: 

– Troque o leite ou suco do café da manhã por um copo de chá mate gelado. “Além de dar pique e disposição, ele refresca”, diz Cibele.

-Vá de chá nos lanchinhos: “Você pode tomar um copo do chá de sua preferência no intervalo entre o café da manhã e o almoço ou no lanchinho da tarde. Eles garantem frescor e saúde sem prejudicar a dieta”, continua.

-Não durma sem ele. “É um costume milenar que faz bem a saúde. Se as noites estão quentes, que tal investir no chá gelado para acalmar e ajudar a dormir?”, sugere a nutri. 

Propriedades medicinais

Propridades terapêuticas
Erva Doce: alivia cólicas menstruais; também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos. Auxilia a má digestão. 

– Erva Mate / Mate: anti-estresse. Segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso. Elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Atua também sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e protegendo o coração de doenças cardiovasculares.

– Guaraná: por meio da cafeína, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, e é levemente afrodisíaco.

Hortelã: atenua azia, gases e cólicas. Alivia asma e bronquite e ainda pode ser usado como calmante para insônia, ou seja, para relaxar.

– Maracujá: melhora dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações e pressão alta.

– Menta: indicado para má digestão, gases e cólicas.

-Preto e chá verde: combate problemas do coração e aceleram o metabolismo, além de prevenir o envelhecimento. 

Fonte: Veja aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: