Maquiagem velha: um perigo oculto

Quem nunca cometeu o crime de guardar aquela sombra ma-ra-vi-lho-sa que ganhou da tia que foi pro Paraguai? Você quase nunca usa, mas ela é linda e que dó de jogar fora…

Tenha mais pena dos seus olhos e da sua pele. A maquiagem vencida pode causar muito mal à saúde. Como todo produto industrializado, sombras, rímel, batom e blush apresentam data de validade.

A dermatologista Roseli Andrade, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que usar produtos com mais de cinco anos da data de fabricação podem causar irritações e alergias, como a dermatite, de contato pelos componentes dos produtos. Além disso, rímel e sombras velhas podem causar contaminação por fungos, levando a doenças de pele e até mesmo no globo ocular.

“Maquiagem é um produto delicado e seus maiores inimigos são o calor, a luz e a umidade”, destaca a especialista.

Quando se compra uma maquiagem, é preciso antes de tudo estar atenta ao seu tipo de pele. Se a pele é seca, você pode comprar produtos com hidratantes e se for oleosa, deve evitar misturas que acentuem essa característica.

Validade

“O prazo de validade da maquiagem no Brasil é no máximo três anos. Esse prazo de validade é decorrente de dois fatores: nosso clima é quente e os produtos podem sofrer as conseqüências do calor. E o outro faz parte do pensamento de incentivo ao consumo. Com o prazo de validade curto as coisas se tornam descartáveis rapidamente e o consumidor deverá recomprar. Um pó compacto que tem cerca de 10 anos de validade na França, aqui tem no máximo três.  Os batons são à base de ceras, cera de abelha, carnaúba (árvore), ozoquerita (mineral), que com o passar do tempo pode gerar apenas um desconforto olfativo. Mas vale ressaltar que em produtos com apelos como: proteção solar, anti-sinais entre outros,  o prazo de validade é a única forma de garantir a eficiência do produto”, orienta Roseli.

Uma forma de observar se sua maquiagem já venceu é qualquer mudança na cor, consistência e cheiro do produto. Aquela sombra que você adora parece mais fraca? Jogue o estojo fora. Sua pele merece algo melhor.

Outro fator decisivo na hora da compra é a procedência da maquiagem. Pigmentos que dão cor ao produto podem conter minerais e substâncias que causam alergias e pigmentações na pele. Cuidado redobrado para as meninas que usam lente de contato: as lentes devem estar sempre limpas. Um resíduo de maquiagem na lente, se coçado, pode machucar o olho. Ao menor sinal de desconforto, retire as lentes e faça higienização.

Fonte: Aqui!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: